Livro Leo as caixas de música

Sugestões minha para alguns capítulos do livro Leo e as caixas de música, do maestro e escritor Ricardo Prado. Essas atividades e questionamentos a partir da leitura do livro deram certo com minha turma de realfabetização.

Eu sei que para os professores do projeto Fórmula da Vitória há um CD repleto de material e atividades para esse livro mas eu quis criar uma outra opção mais próxima da minha realidade, mais próxima do que preciso para meus alunos.



Sobre o livro:
Leo, um adolescente de 14 anos enfrentando diversos conflitos como a viagem dos pais para o exterior, notas ruins na escola, seu melhor amigo começou a namorar, coisas aparentes normais a qualquer adolescente mas com um diferencial: o rock and roll como trilha sonora dessa história.


DO CAPÍTULO 1 AO CAPÍTULO 10

Capítulo 1 – MEDO
Assim como o personagem Leo, todos temos medo de alguma coisa. Pergunte aos alunos do que eles têm medo. Eu fiz um cartaz com as respostas deles.

Capítulo 2 – HELENA
Neste capítulo descobrimos que os pais de Leo viajaram para Praga, capital da República Checa, mas ele ficou no Brasil com a avó paterna Helena.

O pai do Leo é um diplomata. Mas o que significa ser um diplomata? Os alunos podem procurar no dicionário o significado da palavra e registrar no caderno.

Trabalhando ortografia: Escrever cinco palavras que tenham cada sílaba DI – PLO – MA – TA ou eles podem procurar essas palavras em jornais ou revistas e colar no caderno.

Capítulo 5 – NÃO É AMOR
Leo ganha de sua avó um disco do Legião Urbana e escuta as músicas como se fossem mensagens dele para o pai.

Uma abordagem que pode ser feita nesse capítulo é sobre a relação pai e filho. Muitos alunos meus não possuem um relação amistosa com os pais, então cada um pode escrever o que gostaria de dizer para o pai. Não precisam entregar se não quiserem.

Na música “Será”, do Legião Urbana temos o verso “Será que vamos conseguir vencer?”. Como o nome do projeto no qual estou trabalhando chama-se Fórmula da Vitória, pensei nos seguintes questionamentos: Será que eles (meus alunos) irão vencer seus medos, superar as dificuldades? Será que eles acreditam que irão vencer essa etapa? O que é preciso para ser um vencedor? (coloquei a música para eles ouvirem)

Trabalhei também a questão da semântica da palavra “será”: Essa palavra nesse contexto expressa dúvida. Sugira que os alunos criem outras frases com essa palavra nesse mesmo sentido. E quais outras palavras também significam dúvida.

Capítulo 6 – GRAVATAS
Leo relembra um presente que detestou ganhar do pai no seu aniversário de 10 anos. Mas o que será que ele gostaria de ter ganhado ao invés de quatro gravatas?

Pergunte aos alunos se já ganharam um presente que não gostaram e qual foi.

Capítulo 8 – LUGAR
O melhor amigo de Leo, Felipe, pede uma prova da amizade dos dois num episódio no colégio. Levante as questões com os alunos: O que significa ser amigo de alguém? Quem é seu melhor amigo? Você também poderá propor a criação de um acróstico com a palavra AMIGO.

Capítulo 9 – LEÃO

O menino Leo mostra claramente odiar seu nome, nome este que possui uma história e segue gerações. Pergunte se os alunos gostam do nome que têm e se eles sabem quem escolheu. Eu contei para meus alunos que se eu não me chamasse Raquel me chamaria Viviane. Meus pais tiraram no papelzinho e saiu Raquel. Eu gostei. Minha mãe que escolheu. Outra ideia legal é pesquisar o significa do nome de cada aluno na Internet.

Um comentário:

Obrigada por deixar seu comentário.