sexta-feira, 31 de março de 2017

Aula de Geografia (Natureza/Paisagens)

  • Levei para a turma o poema A Natureza, de Sylvio Luiz Panza.

A Natureza

Há quem fale em natureza
e imagine algo distante
grande mata, uma floresta
um animal, um elefante

Saiba que a natureza
não é só o que é gigante
Também são pequenas coisas
preservá-la é importante

Põe fogo na floresta
o que solta um balão
ele faz o que não presta
ao jogar o lixo no chão

Cuide bem da natureza
no que está ao seu alcance
Muito faz quem faz pouco
Pense nisso e passe adiante

  • Após analisarmos cada estrofe do poema, peguei a palavra NATUREZA para trabalhar as sílabas. 
  • Escrevi um outro texto bem pequeno e pedi que os alunos encontrassem outras palavras que tivessem alguma sílaba da palavra natureza: "Na terra tudo tem vida. Tudo é real. Há muita beleza diante dos olhos." Mostrando assim para os alunos que a mesma sílaba pode aparecer em outras palavras e em posições diferentes (início da palavra, final da palavra)
  • Depois perguntei que coisas havia na sala de aula que tivessem as sílabas que estávamos estudando e fui escrevendo no quadro. Depois todos leram as palavras e essas palavras ficaram em destaque num cartaz na sala.
  • Dando continuidade, pedi que me dissessem lugares conhecidos por eles que tivesse apenas natureza (sem interferência do homem) e lugares que além da natureza o homem já tivesse modificado. Coloquei essas informações no quadro em duas colunas diferentes.
  • A partir daí, mostrei para eles o conceito de Paisagem Natural e Paisagem Humanizada (presente na apostila deles de Geografia).
  • Em dupla, eles criaram uma paisagem. Depois esses desenhos foram trocados com outra dupla que teve que escrever em um papel tudo que havia naquela paisagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário.